top of page

Salão Parceiro, como o planejamento tributário pode ajudar o salão de beleza.

Foto do escritor: Rocha Advocacia Rocha Advocacia

Atualizado: 30 de jun. de 2022




Olá caros leitores, que tal receber um pouco de informação jurídica que podem ajudar seu salão de beleza a economizar no pagamento de impostos/tributos e ainda minimizar os seus riscos trabalhistas, é o planejamento tributário te auxiliando na gestão de seu negócio.


Por Rafael Rocha, OAB/MG 193.958, Advogado tributarista.


Palavras chaves: pagar menos impostos. Planejamento Tributário. Planejamento Fiscal.


1_ E ai, você sabe o que é o Salão Parceiro?


O salão parceiro foi instituído pela legislação brasileira no ano de 2016, porém, passou a ser permitido a sua implementação apenas no ano de 2017.


Antes da instituição da lei do salão parceiro observava-se que grande parte dos salões e profissionais que atuavam no setor se mantinha a margem da legislação, o que não oferecia segurança para o salão de beleza, que ao contratar profissionais sem o devido contrato de trabalho corriam o risco de sofrerem com ações trabalhistas, nem para o profissional que não tinha seus direitos resguardados e tão pouco para o fisco, já que com o grande índice de informalidade no setor necessitava dispensar um grande número de mão de obra para fiscalizar e arrecadas os impostos do setor.


Com a criação do salão parceiro objetiva-se trazer benefícios tanto para o salão parceiro, quanto para o profissional parceiro e por via reflexa para o ente fiscalizador dos impostos.


2_ Quais os benefícios para o Salão Parceiro?


A regularização da empresa como Salão Parceiro traz os seguintes benefícios ao empresário do setor de beleza;


I_ Segurança Jurídica: Com a criação do Salão Parceiro é afastado o vinculo da relação de trabalho para com os profissionais de beleza que prestam os serviços no Salão Parceiro, evitando-se assim disputas judiciais na esfera trabalhista e futuras condenações ao pagamento de vergas trabalhistas.

II_ Pagamento de menos Impostos/tributos: Como o Salão Parceiro caracteriza-se como uma espécie de aluguel do espaço e dos utensílios para a prática das atividades do setor de beleza, a parte da receita da prestação dos serviços de beleza que corresponde ao pagamento do Profissional Parceiro não entra no cálculo para pagamento dos impostos/tributos devidos pelo Salão Parceiro fazendo com que o valor a ser pago seja bem menor. Aqui vale mencionar que apesar de o Salão Parceiro não poder se configurar como MEI, ele poderá se enquadrar como Simples Nacional, Lucro presumido ou Lucro Real e ainda sim vir a pagar menos impostos.

III_ Maior flexibilidade: Como a relação com o Profissional Parceiro que executa os serviços de beleza se faz por meio da celebração de um contrato de parceria, a Lei garante a dissolução deste contrato a qualquer tempo, desde que o Profissional Parceiro seja avisado com no mínimo 30 dias de antecedência.

IV_ Menor custo nas atividades do Salão: A celebração do contrato de parceria com o Profissional Parceiro afasta a obrigação do Salão de Beleza no pagamento de benefícios trabalhista como 13º salário, férias e FGTS.

3_ Quais os benefícios para o Profissional Parceiro?


Para o Profissional Parceiro os benefícios são os seguintes;


I_ Regularidade/formalidade perante a previdência social: Como o Profissional Parceiro passará a atuar como uma empresa que presta serviços de beleza para o Salão Parceiro, este passa a estar amparado pela seguridade social do INSS, podendo se vincular como pequeno empresário, microempresário ou microempreendedores individuais (MEI), a depender de seu faturamento, além das vantagens de se ter um CNPJ regular.

II_ Flexibilidade na contratação: Por se tratar de uma parceria o Profissional Parceiro passa a ter flexibilidade para negociar as condições as quais vai prestar seus serviços tais como, horários, dias, o valor em percentual ao qual ira ganhar sobre a prestação dos serviços de beleza, dentre outros.

III_ Flexibilidade para sair: Como a relação com o Salão Parceiro se faz por meio da celebração de um contrato de parceria, a Lei garante a dissolução deste contrato a qualquer tempo, desde que o Salão Parceiro seja avisado com no mínimo 30 dias de antecedência.

4_ Quais atividades podem fazer parte desta Parceria?


Podem fazer parte desta parceria as atividades de Cabeleireiro (a), Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicure, Depilador (a) e Maquiador (a).



Se tiver dúvidas sobre o assunto, basta entrar em contato por um de nossos canais de comunicação.






Gostou da informação?

Curte, comenta e compartilha.

Propagando conhecimento para ajudar o próximo.

Commenti


Whatsapp flutuante
Logo final

Rafael Rocha e Santos Advocacia é uma Sociedade de Advogados inscrita na OAB/MG sob nº 18.044/24 e CNPJ 58.110.665/0001-38

Estamos localizados em Juiz de Fora - MG

Atuamos em todo o Brasil

E-mail:

Contato:

(32) 99816-9291

Whatsapp

(32) 99816-9291

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram
  • Blogger
Copyright © 2018 - 2025 - Rafael Rocha e Santos Advocacia. Todos os direito reservados

Este site não é afiliado ao Google, Facebook, ou qualquer entidade governamental. Nossa empresa atua exclusivamente no setor jurídico, sem envolvimento em fraudes ou na venda de criptoativos, nem oferecemos serviços oficiais de órgãos públicos.

bottom of page